A Lua realiza o movimento de revolução em eclíptica em torno da Terra em 28 dias. Cada uma de suas fases leva, aproximadamente, 7 dias. Quando a Lua está ao lado oposto ao Sol, devido à inclinação da sua eclíptica em torno da Terra, recebe toda a luz solar, sendo então, toda iluminada e visível da Terra; nesse caso dizemos que a fase é de Lua Cheia. Conforme a Lua continua na sua trajetória de revolução, passa para um posição tal que vai deixando de receber a luz do Sol, indo para a posição de Lua Nova, cuja fase passa a ser visível no céu durante o dia.
Se esses astros estivessem no mesmo alinhamento, a Lua estaria então no ponto chamado nodo e os três astros alinhados, aconteceria o eclipse, pois a Lua estaria exatamente na sombra da Terra.
Então:
Se não fosse a inclinação da eclíptica da Lua em torno da Terra em relação à trajetória da eclíptica da Terra em torno do Sol, haveria um eclipse lunar a cada Lua Cheia, pois a Lua estaria no ponto chamado nodo, no qual ela estaria no mesmo alinhamento com a Terra é o Sol.
Crédito imagem: astronoo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário