NORMAS PARA PESQUISA

 Em um Projeto, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso é imprescindível a REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. A Pesquisa deve ser, impreterivelmente, embasada em publicações, sejam de revistas, teses de Mestrado, ou outros, mas, que tenham sido realizados trabalhos de campo, experimentações, pesquisas de fato, e portanto, subsidiem dados, informações, que confirmem quaisquer hipótese. Assim, não deixem dúvidas, ou que sejam abordadas e discutidas caso não confirmadas, mas, sempre embasadas em dados científicos, e em publicações por autores que tenham confirmado suas teses através do resultado de suas pesquisas.
      Para tal, é direito o mérito do pesquisador e autor da pesquisa inicial, garantida por lei, inclusive pela própria publicação consultada; devendo, consequentemente, ser devidamente  referenciado no Trabalho de Conclusão de Curso. Caso contrário, se não houver tal referenciação, tratar-se-á de plágio.
      A pesquisa deve ser feita a partir de fontes confiáveis, passíveis de verificação no âmbito da autoria e do desenvolvimento da pesquisa, quanto à metodologia empregada, coleta de dados, análise de resultados, entre outras informações pertinentes; o que pode ser feito pelo Google Acadêmico, pois deve sair da ideia de senso comum, de especulações sem embasamento, de blogs sem autores, e até supostas revistas virtuais, que não possuam qualquer meio de certificação daquilo que publicam. 
    SE A INFORMAÇÃO NÃO PODE SER VERIFICADA, ENTÃO NÃO A UTILIZE EM SEU TCC. Você deve garantir a autenticidade, a confiabilidade e os devidos créditos em seu trabalho através das referências.
      Quando a metodologia e as regras são utilizadas corretamente, diminui muito a chance de erros conceituais, pois nem tudo o que está na internet, e infelizmente, nem tudo que "seu professor diz" está fundamentado em dados já comprovados, e todos são passíveis de equívocos. Já aquilo que está publicado foi testado, revisado, e acima de tudo, é passível de verificação. Reproduzir informações equivocadas denota a falta de criticidade cujo olhar, perfil, é fundamental na área científica, e outras áreas; fundamental para a iniciação científica, para se fazer Ciência.

Luciana Cabral de Almeida Prado


QUAIS AS FONTES DE SUA PESQUISA?

Devidos créditos ao vídeo


   Orientações gerais


 Para início de conversa, conheça a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aqui.

     Quando um profissional exerce determinada função, na qual sua integridade física possa estar em risco, por exemplo, são estabelecidas normas de seguranças, a fim de garantir a segurança do profissional no exercício de suas funções, bem como a qualidade dos resultados de seu trabalho.
     Outro exemplo a citar são os produtos que antes de chegar ao consumidor precisa ter sua qualidade garantida, principalmente no âmbito da segurança àquele que fará uso desse determinado produto. Assim, são estabelecidas normas que aplicáveis têm por garantir essa qualidade no produto final.
     As mesmas regras de padronização são utilizadas para a elaboração de projetos a fim de garantir confiabilidade, e é nesse sentido que serão abordadas as normas técnicas da ABNT.
     Essas regras podem até amedrontar muitos alunos, mas o fato é que ainda desconhecem sua aplicabilidade prática ou ainda não tendo tido contato com o assunto. Na verdade, trata-se de algo que não é tão difícil quanto possa parecer. E muitas orientações a respeito dessas regras não são oferecidas de forma clara e objetiva.
     Como mencionado, será enfatizado as questões de Normas Técnicas no âmbito da pesquisa a fim de subsidiar um estudo para a construção e elaboração de trabalhos de Projetos de Pesquisa e de Conclusão de Curso para alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

     Abaixo segue orientações


Normas ABNT


CAPA E CONTRACAPA






Nenhum comentário: