NOVO PLANETA DESCOBERTO
Conhecer os movimentos da Terra (rotação e translação) e suas relações com o tempo e suas respectivas implicações, torna possível entender notícias como essa aqui no âmbito da Astronomia, que trata da descoberta de outro planeta.
O PERIGO DOS ENERGÉTICOS
Antes de colocarem um produto à venda nas prateleiras dos mercados, deviam ter a responsabilidade de informar aos consumidores sobre os riscos. Aliás, alguns produtos nem deveriam ser vendidos indiscriminadamente dessa maneira, sem controle.
O Código de Defesa do Consumidor diz que, quem vende o produto é o responsável em ter conhecimento sobre o produto que vende, e não o consumidor. Assim, deve ser responsabilizado. Vender, lucrar está acima de qualquer risco e não há qualquer fiscalização quanto aos riscos e malefícios de diversos produtos alimentícios que são vendidos.
O conhecimento é a melhor maneira de tornar os cidadãos conscientes e capazes de discernir e escolher o que é melhor para si e sua família.
Vejam aqui o que uma bebida energética fez com uma menina de 16 anos.
O LIXO PELO MUNDO
O gigantesco mar de lixo no caribe
Conscientização tem se tornado um desafio cada vez mais difícil em um mundo em que as pessoas se encontram perdidas no seu próprio ego que as limitam, cegam e as aprisionam na sua própria ignorância e egoísmo.
O consumismo é o grande vilão do sistema capitalista considerando a ganância do ser humano em querer cada vez mais o mundo para si. É urgente a necessidade de pensar e repensar antes de entrar em mercados e comprar, comprar, e comprar, sem considerar aquilo que realmente seja necessário em sua vida e/ou preferir também um bem material mais duradouro. O fato é que para se construir um mundo novo é fundamental deixarmos de ostentar.
Em termos de alimentação, ter consciência de ingerir alimentos ricos em diversificados nutrientes para o bom funcionamento do organismo, o que promoverá saúde, melhor qualidade de vida e menor será o gasto com a própria alimentação, bem como com a indústria farmacêutica, pois com uma alimentação de qualidade o sistema imunológico será fortalecido para combater agentes patogênicos.
Ao comprarmos apenas os alimentos necessários, estaremos contribuindo também para uma melhor e mais Justa distribuição de renda em detrimento de um sistema de capitalismo selvagem. O consumo consciente também promove a redução de descartes de resíduos sólidos, de lixo, o que tem gerado discussões importantes no âmbito de seu impacto ambiental.
Um alerta aos jovens é que se conscientizem e sensibilizem com questões como esta, pois a Terra está se esgotando e em pouquíssimo tempo poderá não restar absolutamente nada para as gerações que estão por vir. E, quando há pouco, o ser humano, assim como qualquer outra espécie da natureza, competirá pelos escassos recursos necessários à sua sobrevivência. Poluímos as águas que bebemos, matamos ou contaminamos os peixes (até com as tintas que pintam nossos cabelos e, por pura vaidade) que nos servem de alimento; as algas que, através da fotossintese são as maiores responsáveis pela liberação de gás oxigênio em comparação com as plantas terrestres. Transformaremos a floresta em desertos, mudaremos o clima de modo a selecionarmos e até talvez levarmos nossa própria espécie à extinção. Assim como fazemos com as outras.
Esgotaremos os recursos naturais e ttansformaremos as condições necessárias à nossa própria sobrevivência. E somos tão egoístas, que a nossa única e maior preocupação em preservar é apenas para salvar a nossa própria espécie, na verdade, somos até piores, pois nossa preocupação é de salvarmos apenas nossa própria pele.
Clique aqui e leia uma notícia sobre o mal que podemos causar a outras espécies por consumirmos sem nenhuma consciência e gerarmos lixos dos quais não temos tecnologia ou não queremos gastar para descartar adequadamente.
A algas usadas para biorremediação, através da transformação do esgoto em adubo.
Algas unicelulares usadas para despoluir esgoto e transformar em adubo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário