segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O NOSSO LIXO

"O planeta é um só, não há como jogar o lixo para fora"



     Reciclar não é a única solução, embora ainda não seja praticada de modo satisfatório em relação à demanda dos resíduos sólidos descartados. Medidas de conscientização nos âmbitos de repensar o consumo, de consumir apenas aquilo que realmente precisamos; de preferir o produto cujo resíduo possa, antes de reciclado, ser reutilizado; preferir produtos mais duráveis, os quais gerarão menos resíduos a considerar o tempo para seu descarte.
     É preciso CONSCIÊNCIA ou que estejamos então capacitados para prepararmos as futuras gerações na obtenção do conhecimento necessário para se criar medidas a fim de mitigar o desafio do lixo que terão que enfrentar.

     Com os devidos créditos do vídeo, cujos autores são referenciados ao seu final.



domingo, 22 de outubro de 2017

PÂNTANO & BREJO

Pântano X Brejo
"Um erro comum, de acordo com especialistas, é considerar pântanos e brejos como a mesma coisa. Eles são semelhantes, mas, enquanto o pântano recebe água de rios e da chuva e é pobre em nutrientes, os brejos são alimentados por águas subterrâneas ricas em minerais"

Clique aqui e entenda com "Mundo Estranho" como se forma um pântano e quais animais vivem lá.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Classificação biológica

     A classificação biológica permite que os seres vivos na sua imensa diversidade, sejam agrupados em categorias taxonômicas de acordo com suas características.
     Os táxons (ou taxa), são divididos do mais abrangente (maior biodiversidade) para o mais específico, determinado pela espécie.

REINO
FILO (Animal) e DIVISÃO (usado para plantas)
CLASSE
ORDEM
FAMÍLIA
GÊNERO
ESPÉCIE

     O primeiro táxon (Reino) possui maior biodiversidade e os seres vivos agrupados possuem características bem diferentes entre si. E, conforme diminui os táxons, diminui a biodiversidade e os seres vivos vão apresentando cada vez maiores semelhanças entre si.

     Entenda melhor sobre classificação biológica com Mariana Aprile.

Sobre a classificação das ALGAS

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Consumo de energia elétrica

     Potência elétrica é a grandeza que mede a rapidez com que a energia elétrica é transformada em outra forma de energia. No Sistema Internacional (SI), a potência elétrica é medida em watt (W).
     O consumo de energia elétrica de um aparelho pode ser calculado multiplicando sua potência pelo intervalo de tempo que é utilizado, expresso em hora (h). O valor encontrado representa a quantidade de energia elétrica consumida pelo aparelho e é medida, portanto, em watts.hora (Wh).
     O quilowatts hora (kWh), em outras palavras, é a energia gasta por um aparelho que tem 1 quilowatt - ou 1000 watts - de potência, durante uma hora.

     Então: consumo de energia = potência * intervalo de tempo de uso

1000 Wh = 1 kWh


Como calcular a energia elétrica gasta por um aparelho de acordo com a sua potência.

Clique aqui para entender melhor.


Simulador da Concessionária de energia de Minas Gerais (Cemig), para estimar seu consumo de energia elétrica por aparelho elétrico.